AUXÍLIO-ACIDENTE


Se você sofreu um acidente ou teve uma lesão que resultou em sequelas permanentes, é importante conhecer seus direitos em relação ao auxílio-acidente concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste guia completo, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre esse benefício previdenciário, incluindo quem tem direito, como solicitar e quais os documentos necessários. Continue lendo para obter informações detalhadas sobre o auxílio-acidente concedido pelo INSS.


O que é o Auxílio-Acidente?


O auxílio-acidente é um benefício previdenciário concedido pelo INSS aos segurados que sofrem um acidente ou têm uma lesão que resulta em sequelas permanentes que reduzem sua capacidade para o trabalho. Esse benefício visa compensar financeiramente o segurado pelo impacto causado pelas sequelas na sua vida profissional.


Quem tem direito ao Auxílio-Acidente?


Para ter direito ao auxílio-acidente, o segurado precisa atender aos seguintes requisitos:


1. Qualidade de segurado: O interessado deve estar filiado à Previdência Social, ou seja, ter contribuído para o INSS como trabalhador empregado, autônomo, contribuinte individual, entre outras categorias.


2. Sequelas permanentes: É necessário comprovar por meio de exames médicos e laudos que as sequelas resultantes do acidente ou lesão são permanentes e reduzem a capacidade para o trabalho do segurado.


3. Carência: Para ter direito ao auxílio-acidente, não é necessário cumprir carência, ou seja, não é preciso ter realizado um número mínimo de contribuições ao INSS.


Como solicitar o Auxílio-Acidente?


Para solicitar o auxílio-acidente, o segurado deve agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS ou utilizar os serviços online disponíveis no site ou aplicativo Meu INSS. Durante o atendimento, será necessário apresentar os seguintes documentos:


1. Documento de identificação com foto do segurado;

2. Carteira de trabalho (se empregado) ou documentos que comprovem a qualidade de segurado;

3. Exames médicos, laudos e relatórios médicos que atestem as sequelas permanentes resultantes do acidente ou lesão;

4. Outros documentos que possam ser solicitados pelo INSS de acordo com o caso específico.


Após a análise dos documentos e a realização de exames periciais, o INSS irá avaliar o pedido e, caso seja deferido, iniciar o pagamento do auxílio-acidente ao segurado.


Conclusão


O auxílio-acidente é um importante benefício previdenciário que visa compensar financeiramente os segurados que sofrem sequelas permanentes decorrentes de um acidente ou lesão. Se você se encontra nessa situação, não hesite em entrar em contato com o INSS para obter orientação e iniciar o processo de solicitação do benefício. Lembre-se de reunir toda a documentação necessária e esteja preparado para fornecer informações adicionais durante o processo de análise do pedido. Se necessário, busque a assistência de um advogado previdenciário para garantir que seus direitos sejam adequadamente protegidos.